O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) hoje em dia configura-se como sendo uma das doenças crônicas que o ministério da saúde mais prioriza na prevenção e no tratamento, tentando dessa maneira diminuir os quadros de morbidade e mortalidade da população. Na unidade básica de saúde a prevenção do diabetes mellitus tipo 2 se dá na tentativa de evitar que os pacientes mantenham hábitos ligados ao sedentarismo, alimentação errônea, obesidade, identificando e tratando indivíduos predispostos ao DM2 por meio de uma prevenção primária, aqueles ainda não diagnosticados por meio de prevenção secundária e aqueles cujas complicações agudas ou crônicas já se manifestaram utiliza-se a prevenção terciária (DURAN, 2009).
Segundo (WINSTON, 2007), uma das formas de manifestação do DM2 tem-se a resistência a insulina, geralmente por causa idiopática. Esta forma do diabetes está geralmente associada à obesidade, alguns sintomas podem ser percebidos inicialmente como sede, fadiga e poliúria. O DM2 também pode apresentar-se de maneira assintomática, manifestando-se depois de vários anos.
De acordo com (CARVALHO, 2010), uma das complicações da fase crônica do DM2 é o pé diabético onde a evolução para quadros de amputações estão cada vez mais presentes, representando dessa maneira uma das maiores causas de incapacidade produtiva, baixa auto-estima como um fator desencadeante para quadros depressivos.
Amputações dos membros inferiores são decorrentes de gangrenas ou de algumas infecções não tratadas, já que pacientes diabéticos possuem a característica de retardo na cicatrização. Hábitos inadequados do cotidiano como calçados rígidos, andar descalço e corte inadequado das unhas podem desencadear lesão com futura evolução ulcerativa. Por tanto a adoção de práticas preventivas de auto-cuidado são de fundamental importância, visto que pacientes que possuem um controle glicêmico através de hábitos alimentares saldáveis, prática de exercícios físicos como fator anti-obesidade e cuidado com os pés podem evitar ou reduzir complicações decorrentes da mesma.
Fonte: Barros,Jose Diogo; Santos, Alex Porfírio;Rolim Cicera Deysiane Lima. Controle do Diabetes Mellitus tipo 2 e suas complicações: Um estudo de caso. Juazeiro do Norte, Ceará, 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário