Pesquisar:

Teste do Pezinho


TESTE DO PEZINHO

A implantação do teste do pezinho na rede municipal de saúde foi um grande avanço para a saúde publica. Através desse teste tornou-se possível a detecção de varias formar patológicas, como hipotireoidismo congênito e a fenilcetonúria, as quais são responsáveis por grande parte de deficiência mental, que quando tratadas precocemente evitam grandes deficiências físicas e mentais.
A informação a respeito da importância na realização de tal exame deve ser iniciada ainda na consulta de pré-natal, demonstrando assim à futura genitora a importância da prevenção de patologias que causam retardo mental no seu filho.
O teste do pezinho deve ser realizado em um ambiente tranquilo, sendo imprescindível levar uma informação previa do teste aos pais antes de sua realização. Este primeiro contato com a Unidade de Saúde deve ser aproveitado ao máximo pela equipe para orientação das mães sobre aleitamento materno, cuidados
com as mamas e com o recém-nascido, vacinas, devendo-se encaminhar às mães para a consulta pós-parto, planejamento familiar e puericultura.
            Para uma correta realização do teste a equipe de Enfermagem deve estar atualizada e capacitada para a realização do mesmo, bem como estar com todo material necessário em mãos.  A seguir são descritos os materiais necessários para a realização do teste do pezinho:

- Luvas de procedimento;
- Recipiente com álcool a 70%;
- Pacotes de gazinha esterilizada ou algodão;
- Lancetas esterilizadas descartáveis, com ponta triangular;
- Envelopes com papel filtro;
- Garroteador de borracha (o mesmo para punção venosa).
  
PROCEDIMENTO
  • A priori deve-se preencher o livro de registro, o envelope branco e no papel filtro com todos os dados da criança, com letra legível e sem abreviaturas com caneta esferográfica. Obs: Caso a criança não tiver nome colocar RN DE (Nome da Mãe).

  •  A mãe ou outro responsável deve estar em pé e segurar a criança na posição vertical.O profissional deve estar próximo, realizando dessa maneira a anti-sepsia com álcool a 70%.
                                       
  •  O profissional deve lavar as mãos e calçar as luvas de procedimento, deve envolver o pé e o tornozelo da criança com o dedo indicador e o polegar, deixando exposta somente a região do calcanhar a ser puncionada. Após a anti-sepsia e secagem do álcool deve-se penetrar toda porção triangular da lanceta no local escolhido. Retire com o algodão a primeira gota que começa a se formar. Aguarde a formação de uma grande gota. Faça uma compressão leve com o dedo indicador e polegar sobre o calcanhar, seguida por uma descompressão. Isso ajudara a aumentar o aporte sanguíneo que será exteriorizado. Caso não sejam obtidas gotas em quantidades suficientes puncione em outro local, lembrando sempre de desprezar cada lanceta utilizada;       
  • Assim que se formar a gota aproxime o papel filme da mesma, encostando-a no meio do circulo. Caso não obtenha-se a quantidade de sangue suficiente, pegue outra gota e a posicione exatamente em cima da outra, nunca dos lados, lembrando que não deve ser colocadas mais de duas gotas por circulo. O próximo passo será verificar se todo o circulo foi preenchido com sangue e se esta visível no verso. Após terminar o procedimento no primeiro circulo, realiza-se da mesma maneira nos outros;
  •  Após a coleta, posicionar a criança deitada com o membro inferior elevado, recebendo uma leve compressão com algodão, isso facilitará a vasoconstricção periférica;
  •  Logo após a coleta o papel filme tem que ser colocado em ambiente arejado em posição horizontal para que ele possa secar por um período de até três horas em temperatura ambiente. Após seco o papel filme pode ser colocado no envelope e guardado na geladeira (no meio ou na parte baixa) dentro de um recipiente fechado;
  • A remessa dos envelopes para o laboratório deve ser feita pelo menos duas vezes por semana. Deve-se destacar a importância da agilidade no transporte dos exames, considerando-se que o diagnóstico e tratamento precoce de Hipotireoidismo e Fenilcetonúria, evitará sequelas neurológicasgraves e retardo mental.

 
A orientação dos pais sobre resultados alterados do Teste do Pezinho, doenças diagnosticadas (Hipotireoidismo, Fenilcetonúria e Doenças Falciformes), além do aconselhamento dos pais sobre crianças portadoras de traço Falciforme (possibilidade de filhos com a doença), deve ficar a cargo doPediatra ou Enfermeiro da Unidade de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário