Pesquisar:

Exame Físico


Para a realização de um exame físico, é necessário um ambiente calmo e com boa iluminação. A realização de aferições de sinais vitais e um exame físico completo proporcionaram uma avaliação de qualidade garantindo assim resultados fidedignos.
                                                           
Instrumental Básico: Estetoscópio, esfigmomanômetro, fita métrica, termômetro, balança antropométrica, espádula, agulhas ou monofilamentos, bolas de algodão, almotolia com álcool a 70%, garrote, lanterna, martelo de reflexos, etc.

MÉTODOS PROPEDÊUTICOS

Inspeção
É necessário que na hora da inspeção o ambiente seja propício para uma investigação através do olhar sobre sinais de alteração homeostática corpórea. Portanto inspeção trata-se de um ato de observar e inspecionar, é um método que utiliza o sentido da visão na avaliação do aspecto, cor, formato, tamanho e movimento.
Como tipos de inspeção temos a estática e a dinâmica.

Inspeção estática: Aquela realizada sem que haja presença de movimentos. Ex:
Tórax em quilha de navio

Inspeção dinâmica: Aquela realizada com a presença de um certo movimento, modificando sua localização anatômica. Ex:
                                                                 
                                       


Palpação
É a utilização do sentido do tato com o objetivo de explorar a superfície do corpo e órgãos internos. Avalia-se dessa maneira o tamanho, a textura, a forma, consistência, elasticidade, temperatura, posição e característica de cada órgão, resistência muscular, presença de massas e entre outros.Tipos: Superficial e profunda.

Palpação superficial:compressão minima de 2cm, tornando-se mais evidente a sensibilidade cutânea e alteração no tônus muscular.

                                                 Palpação profunda: possui um grande valor no reconhecimento das                                         
                                                 vísceras, estabelece características patológicas das mesmas.
                                                                 

Percussão:
Trata-se do golpeamento leve de uma área a ser pesquisada. Esse método é composto de algumas maneiras como: Percussão digito-digital, punho percussão, percussão com a borda de mão, percussão por piparote ou percussão direta. Todos desses métodos são com o objetivo de delimitar órgãos, detectar coleções de líquidos ou ar e perceber formações fibróticas teciduais. Podemos perceber os sons: Maciço, sub-maciço e timpânico.

Percussão digito-digital: Utiliza-se para essa técnica com os dedos plexímetros(Dedos golpeados) e um dedo plexor (Dedo que golpeia), golpeando dessa meneira algum local no corpo, esse respondendo através de sons.



Percussão direta: goleia-se diretamente com a ponta dos dedos a região alvo, devendo deixar os dedos fletidos semelhante a um martelo, os movimentos são realizados pela articulação do punho, o golpe é seco e rápido.




Punho percussão: Mantendo-se a mão fechada, golpeia-se com a borda cubital a região em estudo e averígua-se a presença de uma sensação dolorosa.




                                                             Percussão com a borda de mão: Dedos estendido s e unidos, 
                                                              então golpeia-se com a borda ulnar.
                                                               



Percussão por piparote: Executa-se piparote em hemi abdome, e com a mão espalmada observa-se a o movimento de ondas liquidas dentro da cavidade abdominal, constatando assim a presença de ascite.
                                                                           




Ausculta
Refere-se na aplicação do sentido da audição para ouvir os sons ou ruídos produzidos pelos órgãos.
Classificação: Ausculta direta e Ausculta indireta.
Sons: Bulhas cardíacas, murmúrios vesiculares, ruídos hidroaéreos e ruídos adventícios.






Um comentário:

  1. Muito obrigada Dr. Diego Barros por compartilhar seus conhecimentos. Me ajudou bastante para responder minhas dúvidas. Deus continue te abençoando grandemente e sucesso na sua carreira profissional.

    Boa noite!

    ResponderExcluir