Pesquisar:

Gasometria Arterial


PUNÇÃO PARA GASOMETRIA ARTERIAL
A gasometria arterial consiste em um exame de grande importância clínica, além de ser amplamente disponível e de baixo custo, fornece informações que auxiliam o diagnóstico e tratamento de varias patologias.
INDICAÇÕES E COMPLICAÇÕES
O desequilíbrio ácido básico pode ser dividido em acidose e alcalose, tanto de origem respiratória como metabólica. As principais condições que alteram o PH sanguíneo são decorrentes de condições de insuficiência respiratória, hiperventilação, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Pneumonia grave, asma grave e outras.
Os distúrbios metabólicos também podem ser avaliados por esse exame, algumas condições podem causar tais distúrbios como: Cetoacidose diabética, insuficiência renal crônica, choque, pancreatite e etc.
Em geral as complicações, são pouco freqüentes quando a técnica de coleta é obedecida, as principais são:
·         Dor no local da punção;
·         Sangramento e formação de hematoma;
·         Lesão de nervos;
· Outras complicações como: trombose arterial, espasmos arteriais, embolização, pseudoaneurisma.

REVISÃO ANATOMICA
           A artéria braquial é a comunicação da artéria axilar. O pulso desta pode ser avaliado com o braço em extensão, palpando-s e medialmente o tendão do bíceps na fossa antecubital. A artéria radial aparenta ser uma comunicação da artéria braquial devido a direção que assume. Corre na borda lateral do antebraço até a região do carpo. Nesse ponto origina-se os ramos radiais para formação do arco palmar profundo e arcopalmar superficial.
A artéria ulnar possui maior calibre do que a radial, no entanto seu pulso é menos perceptível. A formação dos arcos palmares ocorre  pela anastomose dos ramos das artérias radial e ulnar. Os arcos permitem a oferta de O2 e nutrientes aos tecidos da mão, mesmo que uma esteja ocluída.

MEDIDAS GERAIS
A realização de quaisquer exames seja laboratorial ou não, deve respeitar as indicações e as contraindicações para sua realização.
Após avaliação da necessidade do exame e o esclarecimento ao paciente, devem-se seguir etapas abaixo para realização de uma punção arterial:

·                    Escolher uma artéria para punção de acordo com as condições do paciente;
·                    Garantir posicionamento confortável para o profissional e para o paciente;
·                    O profissional deve manter as técnicas assépticas (Luvas, máscaras, etc);
·                    Limpar o local da punção com anticéptico (Álcool ou PVPi);
·                    Injetar 0,5 em região intradérmica de anestésico local (Lidocaína);
·                    Acoplar a agulha á seringa e aspirar heparina para seu interior, de modo que todas as suas paredes fiquem em contato com a medicação;
·                    Desprezar o excesso de heparina, deixando aproximadamente  0,2ml no interior da seringa.
·                    Coletar três a cinco mililitros de sangue  e aplicar compressão local da punção;
·                    Após análise, descartar todo material em recipiente adequado.

TÉCNICAS DE PUNÇÃO

Artéria radial

      A artéria radial é escolhida por ser uma artéria relativamente superficial em sua posição distal, não apresenta outros vasos importantes próximos e ser de fácil acesso, permitindo conforto ao paciente e ao profissional para a realização do procedimento.
         No entanto, por ser um dos vasos de irrigação da mão, deve ser avaliada a capacidade de suprimento sanguíneo pela artéria ulnar. Para tal pode-se avaliar a circulação colateral por exames complementares como a Ultrassonografia Doppler ou arteriografia da mão. Entretanto, durante o exame físico essa circulação pode ser avaliada pelo teste de Allen.



CUIDADOS COM A AMOSTRA
Após a coleta do sangue arterial, ainda há atividade metabólica nas células sanguíneas na atmosfera, acarretando no aumento da pressão parcial de gás carbônico. Além disso, pode ocorrer à difusão de oxigênio através das paredes da seringa. Tal fato acarreta na queda da pressão parcial de oxigênio.
A escolha da seringa pode influenciar na analise final da gasometria. Estudos mostram que os gases tendem a ser menos difusíveis com o uso da seringa de vidro. Tais seringas também apresentam vantagens sobre as de plástico, pela maior facilidade para a coleta da amostra devido ao enchimento espontâneo do seu lúmen após a punção, enquanto seringas de plástico tendem a necessitar de sucção para seu enchimento.
Na tentativa de diminuir o metabolismo das células sanguíneas, o uso de um recipiente com gelo para guardar as amostras antes de serem levadas para análise é uma medida a ser adotada. Entretanto se a amostra for levada imediatamente para a análise, tal ação pode ser dispensada.
Deve-se evitar a formação de bolhas de ar no interior da seringa , quando presentes, deve-se retira-las colocando o recipiente em posição vertical.







Fonte: FALCÃO, L.F.R; COSTA, L,H,D; AMARAL, J,L,G. Emergencias fundamentos e práticas. São Paulo: Martinari. 2010.

16 comentários:

  1. O enfermeiro faz a pulsão arterial sem luvas de procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma procedimento deve ser feito sem as luvas de procedimento, isso é um EPI para a sua proteção.

      Excluir
    2. Deixem de ser ignorantes! Isso é apenas uma ilustração!

      Excluir
    3. Isso é uma demostração da técnica...rebanho de Burro FDP

      Excluir
  2. primeira vez que vejo coleta de sangue sem luva, absurdo

    ResponderExcluir
  3. Penso que isto seja apenas uma ilustração do local da punção. As informações são ótimas e coerentes com o assunto. Mas a enfermagem é isso né, se preocupar com uma fotografia e não em dominar o conteúdo. Alcovitar é mais importante... #oremos

    ResponderExcluir
  4. sou tenico em enfermagem procedimento muito facil esse!

    ResponderExcluir
  5. Facil igual escrever errado! Onde vc trabalha? nao quero precisar de vc

    ResponderExcluir
  6. Para quem não se preocupa nem em escrever direito, fica fácil qualquer procedimento. Puncionar uma artéria, requer habilidades e conhecimentos específicos, então, não é tão fácil como esse técnico escreveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é nada fácil, e muito dolorido! Já tive meu sangue colhido diversas vezes para gasometria: ou o enfermeiro sabe fazer o procedimento, ou não sabe! Tem aqueles barbeiros que vão te picando até desistirem! Por outro lado tem aqueles enfermeiros que nem te cumprimentam, não falam nada, preparam a agulha e, de primeira, acertam a artéria.

      Excluir
  7. Gente, amadureçam. Um bando de enfermeiros que ao invés de se preocupar em se unir enquanto categoria profissional, fica alfinetando o colega que é técnico de enfermagem. O cidadão realmente escreveu errado, mas já diversos enfermeiros redigindo evoluções com erros grotescos. Ter nível superior não quer dizer muita coisa, já que existem milhares de analfabetos funcionais graduados (só Deus sabe como conseguiram um diploma).
    Concordo com o colega de cima que não é tão simples quanto parece, principalmente pela complicações possíveis...
    Só gostaria de sugerir ao criador do blog pra se atentar quantos as imagens que posta porque sempre surge pessoas que não entendem que é apenas demonstração da técnica. Evita comentários idiotas e reduz esses conflitos de comadres/ lavadeiras.

    ResponderExcluir