Pesquisar:

Visão da Enfermagem a pacientes com TCE

TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO
O traumatismo cranio encefálico consititui um grande problema para a sociedade por possuir dados indicativos de mais de 1 milhão de pessoas recebendo tratamento para traumatismo crânio encefálico e ser considerado uma das maiores causas de morte nas crianças e adultos jovens, a assistência da Enfermagem torna-se indispensável na proporção de prevenção e melhora desses agravos.
Sendo conceituado por qualquer agressão que acarrete no rompimento anatômico do couro cabeludo, crânio, meninges e encéfalo, o TCE trata-se de uma lesão advinda de uma força externa, podendo ser acidental ou por um ato de violência, necessitando de uma atenção emergente no intuito de evitar comprometimentos severos, pois a massa encefálica pôr se tratar de uma área bastante sensível, torna-se sujeita a fortes danos devido a acidentes como esses.
Pacientes que após um trauma, queda mesmo que sendo da sua própria altura tem que ser investigado quando a presença de lesão encefálica. Os principais sintomas são vômitos, rinorreia, otorreia, convulsões, dor, hematoma, delírio, cefaleia, desorientação, disartria, afasia, hemiplegia, hemiparesia ou amnésia.
Existem alguns tipos de traumatismo que podemos está investigando:
Traumatismo fechado- quando não existe penetração nas estruturas anatômicas.
Traumatismo aberto- quando existe uma penetração de objetos ou estruturas anatômicas ficam expostas.
Ainda podemos classificar as lesões de acordo com o comprometimento de estruturas, como:
Lesão do couro cabeludo
lesão do arcabouço ósseo
lesão meníngea
lesão cerebral



De acordo com a gravidade rupturas de vasos sanguíneos responsáveis pela nutrição encefálica podem está comprometidos, dessa maneira quando ocorre um extravasamento sanguíneo, e consequentemente sua retenção em alguma área dá-se o nome de Hematoma. Existem alguns Hematomas que é importante conhece-los para melhor escolha de conduta, são eles:
Hematoma exradural: Possui sua localização entre a meninge duramater e o arcabouço ósseo.
Hematoma subdural: Possui sua localização no espaço subdural, caracterizado por um sangramento venoso de fluxo reduzido.
Hematoma intracerebral: Possui um grau de magnitude bastante elevado, pois além de comprometer o suprimento encefálico por seu maior extravasamento de sangue, existe a possibilidade de compressão de estruturas encefálicas, aumentando dessa maneira a PIC (Pressão Intra-Craniana).
Seu diagnostico compreende exame de Radiografia, Tomografia Computadorizada, EEG (Eletroencefalograma) e Angiografia Cerebral como método de rastreamento de aneurismas.
            Como formas de tratamentos temos as intervenções cirúrgicas como uma craniectomia descompressiva, que possui objetivo de retirar algo que está comprimindo a massa encefálica, bom como existe a drenagem de Hematomas. Outro método de tratamento é o clinico.
Por tanto o modo observacional do profissional Enfermeiro é de suma importância, ficando atento ao aparecimento de crises de vômitos, perturbações visuais, alterações no ritmo cardíaco, respiratório e da pressão arterial. Esse último item tem suma importância, pois uma elevação da pressão arterial pode ser um fator indicativo de aumento da PIC já citada anteriormente,a medida de colocação do paciente em decúbito elevado de 30º, com administração de diuréticos e corticosteróides é bem efetiva no revertimento do caso.
No momento da assistência ao cliente devemos controlar a PIC, seguindo os parâmetros da escala de glasgow onde possuímos:
TCE Leve
Entre 13 e 15
TCE Moderado
Entre 09 e 12
TCE Grave
Menor ou igual a 08

Por tanto como tratamento temos:
·                    Atendimento correto do paciente no local, respeitando todas as regras de primeiros socorros.
·                    Atendimento na sala de emergência com a finalidade de realização de uma abordagem diagnostica e terapêutica, avaliando função ventilatória ou estabilização hemodinâmica do paciente, realizando reanimação se necessária.
·                    Tratamento clínico ou cirúrgico adequando medidas de suporte básico como controle respiratório,circulatório, hidroeletrólito, nutricional.
Como principais competências de Enfermagem fora as já citadas são:
·                    Monitorar gasometria arterial
·                    Manter a pressão arterial normotensa
·                    Manter controle térmico
·                    Evitar uso de narcóticos
·                    Avaliar estado neurológico

A estabilização dos movimentos respiratórios é relevante devido a possibilidade de perda da função devido a danos nos centros respiratórios no sistema nervoso.


Processo de Enfermagem

Histórico
Colhendo informações como quando ocorreu a lesão, o que provocou a lesão, se ingeriu bebidas alcoólicas.
Diagnóstico
Padrão respiratório ineficaz, déficit no volume de líquidos, risco para infecção, alterações sensoriais, ...
Prescrições de Enfermagem
Monitorar sinais vitais;
Avaliar função motora junto com o profissional Fisioterapeuta;
Monitorar o equilíbrio hidroeletrolitico;
Estabelecer e manter vias aéreas prévias;
Controlar ventilação mecânica;
Entre outras..

Nenhum comentário:

Postar um comentário